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Normas para Submissão

Instrução para a submissão de Trabalhos Completos

1. Estará aberta a submissão de trabalhos completos, na forma de Comunicação Oral, do dia 01/06/2015 ao dia 15/08/2015 (Prorrogadas até 31/08). A inscrição do primeiro autor no evento é condição necessária para submissão de trabalhos.

2. Serão recebidos apenas trabalhos inéditos. Podem ser oriundos de pesquisa finalizada ou em andamento, relatos de experiência ou ensaios que tangenciem o uso de tecnologia assistiva nas áreas da cegueira, da baixa visão e da surdocegueira, em suas interfaces com os diversos campos do conhecimento. 

3. Cada participante poderá submeter apenas 01 trabalho como primeiro autor, com no máximo 04 coautores. Como coautor, será permitido a participação em até dois trabalhos. Se um participante submeter mais trabalhos do que o número permitido, apenas será considerado o primeiro trabalho enviado.

4. Somente os autores e coautores que efetuarem a inscrição receberão a certificação de participação e apresentação, desde que o trabalho inscrito seja apresentado no evento.

 5. Os trabalhos enviados deverão ser submetidos pelo site do evento, deverão estar no formato PDF e DOC ou DOCX e de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Científica (apresentadas abaixo). Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Científica serão prontamente recusados.

6. Os trabalhos deverão ter no mínimo 25 mil e no máximo 40 mil caracteres. 

7. O número de trabalhos aceitos será limitado.

8. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Simpósio de Tecnologia Assistiva, que é constituída por professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant. A avaliação será na condição de duplo cego, garantindo anonimato entre pareceristas e autores, de acordo com os seguintes critérios: formato do texto, enquadramento na temática do evento e qualidade do trabalho. Serão avaliados apenas os trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. 

9. Ao final da avaliação, deverá ser indicado se o trabalho foi aceito ou recusado. Haverá apenas uma devolução para correção por parte dos autores.

10. O resultado final da avaliação dos trabalhos será divulgado por meio de e-mail para cada autor, e uma listagem com os trabalhos aceitos estará disponível na página do evento.

Verificar datas no item “Cronograma”

NORMAS ESTABELECIDAS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA PARA PADRONIZAÇÃO DO TEXTO COMPLETO E DA APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL

A- Texto Completo 

  • O texto deve ser apresentado no seguinte formato: margens superior/ inferior e direita/ esquerda igual a 3 cm; espaço entre linhas 1,5; fonte Arial tamanho 12; sem recuo para parágrafo e corpo do texto justificado.
  • Digitado no formato de arquivo Microsoft Word.
  • Título digitado na mesma fonte do texto, tamanho 12, centralizado, negrito, caixa alta.
  • Nome (s) completo (s) do (da/s) autor (es/as), seguido da instituição, e-mail, indicação do eixo temático alinhado à direita.
  • Resumo deve vir em folha separada do texto completo e não entra na contagem das páginas. Deve apresentar caráter informativo, expondo o objetivo, problema, metodologia e resultados. Deve conter entre 350 e 450 palavras, estruturado em um único parágrafo, em espaço simples. Seguido de três palavras-chave que identifiquem o conteúdo do artigo.
  • O texto completo deve ter entre 25 mil e 40 mil caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, apêndices e/ou anexos (quando houver); deve seguir a última versão das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Apresentar paginação.
  • O texto deve conter: introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, desenvolvimento e conclusões.
  • Antes de serem submetidos a Comissão Científica do evento, os textos deverão passar por revisão ortográfica.

B- Comunicação Oral 

  • A apresentação deve ter 15 minutos de duração, com multimídia disponível. É de responsabilidade do autor trazer a apresentação salva em formato Power Point, caso queira utilizar o recurso de multimídia. 
  • Para apresentação em Power Point, sugerimos que os slides sejam feitos de forma acessível: fonte ampliada, alto-contraste figura/fundo, imagens nítidas. Esclarecemos que o autor deverá descrever seus slides para torná-los acessíveis aos cegos e as pessoas com baixa de visão.

 

A Comissão Científica



Realização


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